Case Oficina do Sorvete entra na rota da inovação do Paraná

Vencedores do Prêmio Nacional de Inovação trocam experiências na 26ª edição do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação.

Com o objetivo de trocar experiências com visão inovadora e aproximar realidades distintas, a equipe da Confederação Nacional da Indústria (CNI) reuniu empresas e organizações de apoio da pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), na 26ª edição do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação.

O evento aconteceu de 1º a 5 de agosto e reuniu 19 vencedores do Prêmio Nacional de Inovação (PNI). Os participantes puderam conhecer cases desenvolvidos na rota da inovação do Paraná e de Santa Catarina e umas das empresas visitadas foi a premiada Oficina do Sorvete, da Terra das Cataratas.

A imersão foi uma experiência transformadora para os presentes. Cristina Muggiati que está à frente da empresa Oficina do Sorvete, em Foz do Iguaçu, destacou a participação no evento, “foi uma experiência surpreendente e extremamente enriquecedora do ponto de vista da conexão e troca de aprendizado com as outras empresas participantes (pequenas, médias e grandes) bem como das visitas proporcionadas. Esse ambiente de imersão nos proporcionou conhecer e entender outras realidades, trocar experiências, acessar informações relevantes, levando essa vivência e muitos insights para o nosso time. Com certeza, tudo isso ajuda muito na evolução da empresa e quiçá oportunize novos projetos de inovação” .

O programa de imersões iniciou a série de visitas técnicas no Biopark, o parque tecnológico em Toledo (PR), que possui diferentes nichos como, laboratório de inovação em queijos finos. Os processos de inovação desenvolvidos pela LAR Cooperativa Agroindustrial e pela Cooperativa Central Frimesa, também foram visitados, além da Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional com amplo investimento em pesquisa e inovação e expertise no desenvolvimento e na produção de medicamentos genéricos e cosméticos.

Os visitantes também passaram pelo Parque Tecnológico Itaipu e contou, ainda, com um Tour de Degustação Sensorial da linha Sabores do Iguaçu, da Oficina do Sorvete, em Foz do Iguaçu, além de visita à sede da Nanovetores, em Florianópolis, ambas premiadas pelo Prêmio Nacional de Inovação, edição 2021/2022.

 Toda a programação definida foi desenvolvida para permitir pensar em inovação em diferentes nichos e contou com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Cabe ressaltar, que a Oficina do Sorvete foi vencedora este ano no Prêmio Nacional de Inovação em Sustentabilidade, com destaque para a linha de sorvetes Sabores do Iguaçu, produzida com 12 sabores de frutas nativas da Mata Atlântica da região do Iguaçu, gerando demandas para agricultores familiares e agroflorestais  e no evento, esteve no roteiro de visitas da comitiva, um processo de grande aprendizado, “foi uma honra recebermos em nossa casa empresas que são consideradas expoentes da inovação no Brasil. Esse evento nos proporcionou uma experiência única, momento que aproveitamos para validar um novo produto a ser inserido no mercado. O que eu poderia citar como ápice foi aprender sobre a importância e como fazer a mensuração do impacto socioambiental do trabalho que fazemos. Vi que 75% das empresas de impacto não mensuram. Esse aprendizado nos fez constatar que estamos no caminho certo e temos o que agregar, e que certamente essa melhoria fará toda diferença no nosso trabalho daqui para frente. E se a gente consegue vencer é uma oportunidade ímpar de aumentar a visibilidade da empresa e autoridade no mercado”, destacou Cristina.

A imersão trouxe aos presentes, pequenas e médias empresas e de diferentes setores, conexões e a possibilidade de troca para ampliar visões e estabelecer parcerias.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social Media

Mais Populares

Fique por dentro das ultimas noticias

Inscreva-se

Não enviaremos Spam, apenas noticias e novidades do nosso cardápio

Categories