Não por acaso A Vila Bananal em Foz do Iguaçu tem esse nome! É a maior produtora de bananas nanicas do Estado do Paraná. O acesso à Vila Bananal é por São Miguel do Iguaçu, mesmo pertencendo ao município de Foz do Iguaçu, por conta da transposição do lago de Itaipu.

Os 21 sítios e fazendas produzem cerca de 10 toneladas de banana nanica por ano e empregam cerca de 200 pessoas na produção e mais 100 indiretamente. No ranking nacional, a área perde apenas para o Vale do Ribeira (SP) e Itajaí (SC). São 250 hectares destinados exclusivamente para o cultivo da banana.

A maior dificuldade dos produtores é durante o escoamento da produção, já que em dias de chuva os caminhões não entram no bairro e eles são obrigados a transportar a produção em tratores até as carretas que ficam próximo à BR-277.

As fibras da banana nanica ajudam a normalizar o trânsito intestinal, permitindo melhorar os problemas de constipação sem o uso de laxantes. Além disso, acalma o estômago e ajuda na digestão. Comer uma banana nanica entre as refeições ajuda a manter os níveis adequados de açúcar no sangue, combatendo o cansaço, além de garantir saciedade por mais tempo e melhorar a sensação de bem estar.