O cocido quemado é uma bebida feita a partir da erva mate, muito típica do Paraguai e Argentina, cujo aroma no momento da preparação é de dar água na boca… Não é à toa que até mesmo as pessoas de outras nacionalidades, que não estão habituadas ao gosto da erva mate, se apaixonam quando provam essa bebida ao mesmo tempo rústica e pitoresca, que exige um ritual sofisticado na preparação.

Açúcar, erva mate e uma brasa ardente, por incrível que pareça, são os ingredientes para fazer o famoso cocido quemado. Embora com essa descrição seja um pouco estranho imaginar o sabor por causa da brasa ardente que é posta em contato direto com os demais ingredientes, mais difícil ainda é imaginar o aroma delicioso que, garantimos, se desprende da fusão desses componentes. Ainda se pode escolher entre o cocido negro ou com leite.

Uma das tradições mais antigas no Paraguai e Argentina é levantar cedo para tomar o cocido preparado pelos pais ou avós, tradição mantida principalmente pelas pessoas do interior, que possivelmente nunca passará de moda. Ele faz parte do café da manhã e segundo o Instituto Nacional de la Yerba Mate de Argentina, o cocido, aparte de ser delicioso, tem muitas vantagens nutritivas, já que uma xícara todos os dias de manhã atua como antioxidante, diminui o colesterol e evita que a gordura se acumule nas artérias. Ainda, segundo especialistas, a erva do cocido ajuda a manter a concentração, por isso a prática de se ingerir a bebida antes da escola.

O processo de elaboração, embora um pouco estranho para a culinária tradicional, é simples. A primeira coisa é ferver água em um recipiente. Em seguida, colocar em um prato açúcar e erva mate e sobre essa mistura colocar as brasas de carvão acesas. Depois, incorporar essa mistura na água fervente e deixar repousar de 5 a 10 minutos. Então é só coar e servir.