De nome científico Artocarpus heterofolia, a Jaca é o fruto da jaqueira. É um fruto arredondado, verde, de casca áspera e com um tamanho e peso incríveis, bem maior do que a maioria das frutas. Tem comprimento em torno de 70 cm e peso de até 40Kg. A jaqueira é uma árvore grande e chega a medir 30 metros de altura, com um tronco de mais de 1m de diâmetro e chega a produzir até 100 frutos por ano. No Brasil, a árvore é cultivada em toda a região Amazônica e em toda a costa brasileira. A fruta nasce no tronco e nos galhos inferiores da árvore.

É uma fruta tropical única, que tem um sabor doce e diferente e pode ser utilizada em muitos pratos por ser muito nutritiva. É uma fruta muito especial, reconhecida por sua forma peculiar, tamanho e sabor frutado de seus bulbos, que se pode sentir à distância, pois o cheiro da jaca é muito peculiar. A fruta é deliciosa e muito doce e cada vez mais desperta o interesse por suas múltiplas propriedades e benefícios para a alimentação.

Assim como outras frutas tropicais, como a banana por exemplo, a jaca também é rica em fibras dietéticas, minerais e vitaminas e é livre de gorduras saturadas e colesterol, sendo assim muito saudável e considerada uma alternativa vegetariana à carne.

Alguns dos seus componentes são: fibras, cálcio, potássio, ferro, vitaminas A e C, fósforo, magnésio, carboidratos e vitaminas do complexo B, principalmente B2 (riboflavina) e B5 (niacina). A época do fruto é no período de dezembro a abril.

A fruta é classificada em duas variedades de acordo com a consistência da polpa dos frutos: a jaca dura, que apresenta a polpa firme e frutos maiores e a jaca mole, que possui frutos menores e macios, porém mais doces.

Benefícios da jaca: em diferentes partes do fruto, ela possui componentes com efeitos funcionais e medicinais que aguçam o interesse da comunidade científica, como os antioxidantes que neutralizam radicais livres e previnem diversas doenças. Possui ainda fitonutrientes diversos: lignanas, isoflavonas e saponinas que oferecem benefícios à saúde, com capacidade de combater cânceres (de cólon e de pulmão), pressão alta, úlceras e outros transtornos intestinais, envelhecimento celular e perda da massa óssea. O potássio também otimiza a parte óssea e de quebra melhora as funções muscular e nervosa.

Ela também contém niacina, a chamada vitamina B3, necessária para o metabolismo energético, nervoso, e síntese de certos hormônios. Uma porção de 100 g de polpa de jaca possui cerca de 4 mg de niacina. A dose diária recomendada de vitamina B3 é de 16 mg em homens e 14 mg em mulheres. Contém vitamina C, famoso antioxidante que protege o corpo contra os radicais livres, fortalece o sistema imunológico, e mantém a saúde das gengivas. Já as folhas da jaqueira têm potencialidades de curar febre, furúnculos e doenças de pele.

A expressão “enfiar o pé na jaca” é um dito popular e se refere a exceder os limites, cometer excessos. Nosso picolé de jaca é assim...um exagero de sabor e aroma de uma das frutas mais incríveis!