A Pitanga é mais um motivo de orgulho da pátria amada Brasil. A palavra “Pitanga” vem do tupi-guarani e significa vermelho. Agrada pela delicadeza e sabor. Elas são pequenas, medindo em torno de 2 cm de diâmetro, pesam entre 3 e 4 g, com formato arredondado e achatada nas extremidades, com 7 a 10 sulcos no sentido longitudinal. Tanto a polpa quanto a casca são avermelhadas, variando os tons de acordo com o grau de maturação, indo do laranja ao roxo quase preto. O sabor é adocicado e azedinho ao mesmo tempo, sua polpa aquosa, rosada e perfumada. De cor atrativa, sabor e aroma exóticos, a pitanga se destaca pelo alto teor de vitamina A e baixo valor calórico, o que pode auxiliar em processos de emagrecimento.

Também é rica em antocianinas, flavonoides, carotenoides e outros nutrientes essenciais à saúde, como vitaminas do complexo B, vitamina C, além de fósforo, ferro, potássio e cálcio, entre outros importantes para manter o corpo sempre saudável. Os nutrientes presentes na pitanga indicam que ela tem um elevado poder antioxidante e pode contribuir, e muito, para a saúde e bem estar, combatendo o envelhecimento precoce e trazendo benefícios para a pele e para a visão. Ela ainda fortalece o coração, trata os ossos e previne câncer, inflamações, gripes e resfriados.

Algumas espécies de pássaros como o papagaio-verdadeiro, tiê-preto, sabiá-poca, sanhaçu-cinzento, saíra amarela e saíra viúva, entre outros, já foram registrados em estudos alimentando-se do fruto da pitangueira e ela é atrativa para muitos outros animais silvestres também. É também usada como árvore ornamental em áreas urbanas de cidades brasileiras, na recuperação de áreas degradadas de sistemas agroflorestais e em reflorestamentos heterogêneos.

A pitanga, assim como outras dezenas de frutas nativas da Mata Atlântica, são pouco consumidas quando comparada a frutas não nativas. Vale lembrar que as nossas espécies frutíferas nativas são incomparáveis quanto a sabor e teor de vitaminas. Diversas associações tem por objetivo promover o resgate dessas espécies, através da distribuição de mudas, plantio e divulgação de suas potencialidades.